Forum para discutir idéias NOVAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

5 participantes

Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Fernando R Sousa Seg Abr 18, 2016 4:54 pm

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

O partido atualmente não tem nenhuma posição oficial, o NOVO ira tomar alguma posição, se sim, qual? se não, porque?

Fernando R Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por luizabpr Seg Abr 18, 2016 8:19 pm

Entendo que o NOVO deve se posicionar CONTRA o aborto, por três motivos:
1) o liberalismo defende os direitos naturais (vida, liberdade e propriedade) acima dos demais. O feto tem direito à vida.
2) A liberdade do indivíduo pressupõe responsabilidade. O homem e a mulher que gerarem um filho devem assumi-lo.
3) O povo brasileiro é majoritariamente contra o aborto. Como há muito mais coisas para o NOVO fazer, não vamos perder eleitores por isso.


Mas, muito importante!!!! O NOVO deve defender a desburocratização completa da esterilização voluntária (hoje a lei a dificulta muito). A maioria dos abortos ocorre em mulheres que JÁ tem filhos e não querem ter mais. Se, por exemplo, a lei mudar e a ligadura for autorizada na cesárea, as mulheres não terão mais filhos indesejados ou abortos.

luizabpr

Mensagens : 15
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Breno Neri Carneiro Seg Abr 18, 2016 8:33 pm

Concordo com a Luiza, quanto ao posicionamento individual sobre o aborto.

Mas acho que o partido deve optar por não ter uma posição oficial nacional e tomar esse posicionamento localmente apenas nas eleições proporcionais.

Esse posicionamento garantiria que todos os candidatos a deputado federal de um estado, por exemplo, fossem de uma mesma vertente de pensamento. Evitando que eleitores pró ou contra se sintam traídos por seus votos ajudarem a eleger representantes que atuem de forma contrária à suas convicções pessoais.

Breno Neri Carneiro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por luizabpr Seg Abr 18, 2016 8:43 pm

Mas a legislação do aborto é federal,não Breno?

luizabpr

Mensagens : 15
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Breno Neri Carneiro Seg Abr 18, 2016 9:09 pm

Sim, mas a eleição dos deputados estadual.

Breno Neri Carneiro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por luizabpr Seg Abr 18, 2016 9:44 pm

Acho que os deputados estaduais devem deixar claro ao eleitor "não posso me posicionar a respeitp, isso é tema de lei federal". Não queremos enganar o eleitor menos culto...

luizabpr

Mensagens : 15
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Breno Neri Carneiro Seg Abr 18, 2016 9:47 pm

Não. Quis dizer que a eleição de deputados federais ocorre no âmbito estadual.

Não que é uma atribuição dos deputados estaduais.

Breno Neri Carneiro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Breno Neri Carneiro Seg Abr 18, 2016 10:54 pm

Luiza, resovi editar a resposta original para ficar mais clara:

Concordo com a Luiza, quanto ao posicionamento individual sobre o aborto.

Mas acho que o partido deve optar por não ter uma posição oficial nacional e tomar esse posicionamento localmente apenas na eleição de deputado federal.

Esse posicionamento garantiria que todos os candidatos a deputado federal de um estado fossem de uma mesma vertente de pensamento. Evitando que eleitores pró ou contra se sintam traídos por seus votos ajudarem a eleger representantes que atuem de forma contrária à suas convicções pessoais.

Em outro estado poderia escolher uma posição contrária e aí só se candidatariam pessoas que concordassem com essa posição estadual.

Não é a melhor estratégia, a priori, para maximizar a quantidade potencial de votos, mas é a mais ética e transparente.

Nas eleições majoritárias esse posicionamento não é necessário pq votos de uns não vão para outros.

Breno Neri Carneiro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por netto.curvo Ter Abr 19, 2016 12:21 am

Eu como pessoa concordo com a Luíza em relação ao aborto, mas não acho que o Novo deva se posicionar oficialmente sobre o assunto.

Acho que será muito mais proveitoso para o nosso pequeno partido focar forças em questões macro estruturantes primeiro e fazer valer a sua marca liberal nessas questões. Por exemplo na defesa do estado mínimo e todas as questões que surgem desse posicionamento.

O aborto é um assunto de difícil consenso e tenho medo do nosso foco se perder.

netto.curvo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por luizabpr Ter Abr 19, 2016 3:10 am

Netto, TEMOS que nos posicionar.
1) Se a câmara de deputados se encher de deputados NOVOS, e um projeto a favor da descriminalizacao do aborto for a plenário, como o Novo vai agir?
2) como responderemos a esse tema óbvio no debate eleitoral?

luizabpr

Mensagens : 15
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por luizabpr Ter Abr 19, 2016 3:15 am

Agora, um outro lado sobre a descriminalização do aborto:

Uma mulher que comete diversos abortos seguidos e de propósito deve ficar impune? Não deve nem mesmo ser impedida de engravidar por um tempo?

luizabpr

Mensagens : 15
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por netto.curvo Ter Abr 19, 2016 11:29 am

Luiza o aborto ao meu ver é um tema muito mais ligado ao conservadorismo que ao liberalismo, que é o DNA do Novo. Corremos o risco de nos alinharmos a grupos de extrema direita e até mesmo da bancada evangélica se nos posicionarmos de maneira forte em relação a temas muitos sensíveis de dicotomia pura.

Isso pode levar a passarmos a mensagem errada e o discurso liberal e a ação prioritária que o Brasil precisa urgente pode ficar para segundo plano. Pois podemos perder muito tempo em discussões dentro e fora do cenário político para explicar o que é o Novo.

Imagina você faz uma ação de corpo a corpo na rua apresentando o Novo e a pessoa diz: "Ah, o Novo eu conheço é aquele partido que é contra o aborto." Porque esses temas pegam na cabeça. Eu prefiro muito mais. "Ah, o Novo eu conheço é aquele partido que é a favor do estado mínimo, da diminuição dos impostos."


netto.curvo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Mariana Sinicio Qua Abr 20, 2016 7:01 pm

Acho que temos aspectos diferentes para discutir: 1 - se o NOVO deve se posicionar, 2 - posicionamentos sobre aborto, liberalismo e tal, 3 - que posicionamento adotar.

1 - Acho que uma vez que o partido leva em consideração a ideia de partido, de legenda, e não de particulares, deve ter uma diretriz sobre temas que envolvem liberdades individuais também, para ficar claro para o eleitor como seu candidato votará caso entre determinados projetos em pauta. Eu, pessoalmente, sou contra o aborto (sou religiosa). Mas uma coisa é eu não abortar e outra é eu querer que todas as mulheres do mundo não abortem. Minha opinião pessoal. Acho que essa coisa de liberar a bancada caso venha a acontecer algo quebra um pouco da proposta do novo, que é votar na legenda e não nas pessoas. Gosto de regras claras e definidas.

Vejo que a defesa da descriminalização do aborto é praticamente uma consequência da defesa do estado mínimo, não teria nenhum conflito com princípios do novo, apenas com o dos conservadores.

E também acredito que um posicionamento assim seja muito mais relevante pro eleitor médio escolher seu candidato do que independência do banco central e remuneração de reservas bancárias, por exemplo.

2 - a partir de aspectos estritamente liberais (e econômicos), o feto é propriedade privada da mãe, logo, a criminalização ou proibição atenta ao direito fundamental de propriedade. Explico. Os nove meses que demora para uma mulher desenvolver uma criança tem um custo. O feto necessita de uma grande quantidade de recursos da mãe para forma-se. Não só isso, como provoca mudanças no seu organismo, transformando seu corpo, influenciado sua personalidade e forçando-a a mudar seu estilo de vida habitual para que tudo corra bem. Na maioria dos casos este custo é assumido todo pela mãe. Tomar uma medida contrária, em minha opinião, pressupõe a manutenção de uma estrutura estatal para "subsidiar" esse custo.

Se, por outro lado, adotarmos a teoria de que o feto é uma vida e precisa ser protegida, evocando o princípio à vida, estamos pressupondo a vida como teoria de justiça, e vejo isso como um problema. Nesse caso, o Estado agiria para impedir que a mulher usasse de força para retirar essa vida dela. Para mim deslegitima situações parecidas, como o homicídio por legítima defesa. Por exemplo, se um cara vier invadir minha casa e eu tiver uma arma, não poderia eu em legítima defesa me utilizar dela para autodefesa, embora atente contra a vida dele? Minha casa, minha propriedade, não? (e mesmo que fosse na rua).

Aborto é um tema tão sensível que nem o partido libertário americano opina sobre isso. Eles disseram: “Reconhecendo que o aborto é uma questão delicada e que as pessoas podem ter pontos de vista de boa fé em ambos os lados, acreditamos que o governo deve manter-se fora desta questão, deixando a cada pessoa que atue conforme sua própria consciência.”

Enxergo que isso demonstra um posicionamento favorável à legalização. Ser favorável ao aborto é deixar a mulher escolher o que fará (=estado mínimo).

3 - Quanto ao posicionamento, não acredito que polarizar seja a melhor opção: ser favorável ou contrário. Primeiro porque a proibição do aborto não evita a realização do aborto, ao contrário, transfere a demanda por aborto do mercado livre para o mercado negro. Ser contrário é uma resposta ineficiente. Para mim o único argumento factível são as sequelas que uma mulher que faz aborto pode sofrer, mas teríamos que pressupor que o Estado deve cuidar da saúde das pessoas. Assim, acredito que o mais adequado é defender a adoção de medidas que possam mudar as preferências das mulheres por aborto, que atende as duas demandas, dos conservadores e dos liberais, da vida e da propriedade privada. A laqueadura é uma ótima alternativa, assim como a permissão para a adoção direta. Hoje o Estado te impede desses dois, resta então o aborto como única alternativa.  

Por outro lado, temos um SUS e isso vai acabar refletindo na discussão. O SUS deve fazer aborto ou não? O contribuinte vai financiar isso? Essa discussão sim é infinita, porque o problema é o próprio sus, que não deveria existir. Não faz sentido você ser contra uma liberdade individual porque isso gera custo pro Estado (o estado que privatize isso).

Mariana Sinicio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por luizabpr Sáb Abr 30, 2016 4:56 pm

Mariana Sinicio escreveu:Acho que temos aspectos diferentes para discutir: 1 - se o NOVO deve se posicionar, 2 - posicionamentos sobre aborto, liberalismo e tal, 3 - que posicionamento adotar.

1 - Acho que uma vez que o partido leva em consideração a ideia de partido, de legenda, e não de particulares, deve ter uma diretriz sobre temas que envolvem liberdades individuais também, para ficar claro para o eleitor como seu candidato votará caso entre determinados projetos em pauta. Eu, pessoalmente, sou contra o aborto (sou religiosa). Mas uma coisa é eu não abortar e outra é eu querer que todas as mulheres do mundo não abortem. Minha opinião pessoal. Acho que essa coisa de liberar a bancada caso venha a acontecer algo quebra um pouco da proposta do novo, que é votar na legenda e não nas pessoas. Gosto de regras claras e definidas.

Vejo que a defesa da descriminalização do aborto é praticamente uma consequência da defesa do estado mínimo, não teria nenhum conflito com princípios do novo, apenas com o dos conservadores.

E também acredito que um posicionamento assim seja muito mais relevante pro eleitor médio escolher seu candidato do que independência do banco central e remuneração de reservas bancárias, por exemplo.


Então, o Novo deveria liberar sua bancada para se posicionar contra ou a favor do aborto, mas proibir a bancada de autorizar o subsídio estatal ao aborto?

Reforço que as estatísticas mostram largamente que os abortos ocorrem mais entre mulheres casadas, já com filhos. Conheço uma que fez 4 abortos (após 7 filhos). A sociedade deve lutar fortamente para desburocratizar a esterilização voluntária. As mulheres que fazem aborto são, em sua maioria, mulheres que poderiam ter feito ligadura pelo SUS se não fosse exigida autorização do marido, firma reconhecida em cartório, cursinho para a mulher etc etc... Ao desburocratizar a esterilização voluntária, diminuiremos o número de abortos. Entendo que esse deve ser um posicionamento do Novo.

luizabpr

Mensagens : 15
Data de inscrição : 24/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Mariana Sinicio Sáb Abr 30, 2016 7:50 pm

Não!!! Uma vez que o NOVO preza pela legenda em detrimento dos partidários, ele deve deixar claro como votará a bancada. Acho que o NOVO tem sim que se posicionar, pelos próprios princípios. Esse era meu primeiro ponto. TEM QUE SE POSICIONAR SOBRE ESSES ASSUNTOS DE LIBERDADES INDIVIDUAIS SIM.

Sobre como orientar a bancada, acredito que descriminalização seria a melhor alternativa, dado que estado mínimo pressupõe o indivíduo escolher o que é melhor para ele. Assim, a mulher deve escolher o que fazer, o estado não deve entrar nessa discussão. Apesar disso, defender abertamente o aborto pode ter um custo político alto, e para amenizar o debate, o NOVO pode defender medidas que reduzam o aborto: esterilização e adoção direta. Não assim, apesar de defender a opção liberal, não gera confronto com os extremos (contra e a favor).

Mariana Sinicio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto? Empty Re: Qual deverá ser o posicionamento do NOVO sobre aborto?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos